/ Aviônicos

Manutenção de Aeronaves em Aviônicos Integrado ao Ensino Médio

Duração: 4 anos

Período: Integral (Aulas concentradas no Vespertino)

Horário das Aulas: 12h30 às 17h50

Coordenador: Prof. Dr. Edson Mulero Gruppioni

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Sala B206

 

SOBRE O CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

O curso técnico integrado ao ensino médio é uma modalidade de ensino que se destina aos candidatos que já tenham concluído o ensino fundamental (9º ano). Essa modalidade compreende realizar o ensino médio e o ensino técnico profissionalizante no mesmo tempo, porém de forma integrada, ou seja, de forma que as disciplinas diversas se entrelassem entre si nos diversos conteúdos correlacionados. As disciplinas da parte diversificada (técnica), sendo algumas básicas e outras especificas da aviação, são destinadas ao desenvolvimento de capacidades e de condutas importantes na atualidade, visando à formação para o exercício da cidadania e preparação para o trabalho.

 

SOBRE O CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE AERONAVES - AVIÔNICOS

O curso Técnico em Manutenção de Aeronaves – habilitação em Aviônicos é um curso disponibilizado no modo integrado ao ensino médio com duração de 4 anos, que tem por objetivo formar profissionais aptos a seguirem a carreira de mecânico de manutenção aeronáutica, para em tempo certo aturem na área de manutenção de aeronaves com habilidades para serviços a serem realizados em aviônicos das aeronaves, podendo atuar também na gestão de documentação técnica e no apoio técnico aos serviços de manutenção aeronáutica.

O curso é oferecido pelo Instituto Federal de São Paulo - campus São Carlos, devidamente reconhecido pela autoridade aeronáutica, ANAC – Agência Nacional da Aviação Civil, e pelo CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, tendo a disposição de seus alunos uma estrutura física de alta qualidade e de recursos humanos com alto grau de preparação acadêmica e experiência profissional no mercado da aviação civil. Com um amplo Hangar equipado com diversos laboratórios necessários a qualificação prática de nossos alunos, nossos Mestres e Doutores podem oferecer aulas teóricas e práticas criando cenários para a prática e experiências de serviços de manutenção bem próximas das situações de mercado, em um ambiente de realidade diária encontrada nas oficinas e centros de manutenções. Portanto, o curso é destinado aos alunos que tenham como objetivo futuro tornaram-se bons mecânicos de manutenção de aeronaves, ou ainda que a partir deste curso possam alavancar outros de extensão universitária para abranger outros horizontes disponíveis na área da aviação civil, a exemplo tecnólogo, engenharia, entre outros.

Ao aluno concluinte do curso Técnico em Manutenção de Aeronaves – habilitação Aviônica, será conferido e expedido o diploma de Técnico, com reconhecimento do CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, que lhe dará o direito de exercer as atividades inerentes ao técnico, bem como lhe dará o direito de continuar os estudos no nível de Educação Superior e também a realizar o exame de aptidão teórica da ANAC – Agência Nacional da Aviação Civil, com vistas a obtenção da licença de MMA – Mecânico de Manutenção Aeronáutica.

 

Estágio Supervisionado:

O estágio supervisionado não é obrigatório, contudo o aluno que optar por realizá-lo deverá fazer de acordo com os procedimentos estabelecidos na Lei 11.788/2008 (Nova Lei de Estágio) e deverá apresentar carga horária mínima de 159 horas, realizadas de maneira concomitante com o curso.

 

DOCUMENTOS DO CURSO:

- Projeto Pedagógico (PPC)
- Estrutura Curricular (Grade de disciplinas)