/ Boletim eletrônico do portal de periódicos da CAPES

Boletim eletrônico do portal de periódicos da CAPES

OECD oferece recursos multidisciplinares para pesquisadores

O Portal de Periódicos da CAPES oferece* às instituições participantes do programa acesso a

conteúdos da Organization for Economic Co-operation and Development (OECD).

A organização disponibiliza coleções multidisciplinares de estatísticas, livros, periódicos e obras de referência com um período de cobertura que varia desde 1961 até o ano corrente.

Ao realizar uma pesquisa com o termo OECD na opção Buscar base, do Portal de Periódicos, o usuário encontra uma lista com mais de 30 resultados. As coletâneas estão divididas para facilitar o acesso à informação procurada.

Todos os dados da editora estão reunidos na OECD iLibrary, que é uma plataforma online projetada para auxiliar estudantes, docentes, pesquisadores, bibliotecários e demais usuários envolvidos com as áreas de Ciências Exatas, Biológicas, Ambientais, Agrárias, Humanas, Sociais Aplicadas, da Saúde e Engenharias.

O recurso possibilita o acesso às publicações separadamente por meio de tabs, além da visualização por país ou idioma em que o texto foi escrito, contribuindo para uma pesquisa mais precisa.

A OECD iLibrary possui ferramentas para análise de dados e inclui documentos de órgãos como a Agência Internacional de Energia (International Energy Agency – IEA), a Agência de Energia Nuclear (Nuclear Energy Agency – NEA), o Centro de Desenvolvimento da OECD, o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) e o Fórum Internacional dos Transportes (International Transport Forum – ITF).

Além da pesquisa pelo link Buscar base, também é possível localizar e-books e revistas científicas individualmente pelas opções Buscar livro e Buscar periódico.

Recentemente o Portal de Periódicos disponibilizou um tutorial sobre a OECD, que detalha os recursos disponibilizados pela ferramenta para facilitar e maximizar a experiência de pesquisa do usuário. O guia pode ser acessado na área de Materiais didáticos ou diretamente neste link.

*Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição.

Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças fazem parte do acervo do Portal de Periódicos

Britannica Escola realiza treinamentos para professores em novembro

As inscrições são gratuitas e os professores podem escolher o horário mais conveniente para participar do treinamento