Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

“Ciência na Praça” levou lado lúdico e interativo da ciência até a Praça do Mercadão no último sábado

Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 19h54 | Última atualização em Terça, 13 de Novembro de 2018, 11h40

No último dia 20/10, das 9h às 12h, ocorreu na praça do Mercado Municipal o evento “Ciência na Praça”, realizado pelo IFSP São Carlos, como parte integrante de projeto de extensão do curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio. O evento mostrou para a população da cidade de São Carlos, alguns experimentos como: terrários, simulação do processo de assoreamento e flores coloridas, desenvolvidos pelas alunas Karoline Fonseca e Jenifer Amaral. Também houve a realização de jogos ecopedagógicos sobre os resíduos sólidos e sua correta destinação e a distribuição de mudas de plantas frutíferas.

Segundo as docentes responsáveis pelo projeto, Dra. Fabiana Luca Alves, Dra. Renata Martins dos Santos (Biologia) e Ms. Gilmara Martins Feliciano (Artes), o intuito do evento foi aproximar o público da ciência, divulgando o conhecimento científico através de uma linguagem coloquial e simples. Com isso, os participantes puderam perceber a presença da ciência no seu dia-a-dia, sua importância e aplicabilidade para o desenvolvimento da sociedade.

Além disso, foi trabalhada a sensibilização do público de que para se vivenciar e ensinar ciências não é necessário o uso de materiais sofisticados. Para isso, basta ter criatividade e utilizar metodologias diversificadas para que as aulas possam ser interativas e lúdicas. Dessa forma, o processo de ensino-aprendizagem dos alunos será significativo, permitindo a eles instigar o exercício de pensamento e a busca de soluções de problemas para favorecer a alfabetização científica.

Confira algumas fotos da atividade:

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página