Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Professora Renata Oliveira de Carvalho em parceria com docente de Cubatão e aluna de TPG, publicam texto sobre empreendedorismo das mulheres em São Carlos

Publicado: Quarta, 25 de Novembro de 2020, 13h09 | Última atualização em Quarta, 25 de Novembro de 2020, 17h01

A docente do Curso Técnico de Qualidade e do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, Renata Oliveira de Carvalho; a aluna formada de TPG, Letícia Caldas de Freitas e o docente do câmpus Cubatão, Fernando Ribeiro dos Santos, publicaram na Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas, artigo sobre empreendedorismo das mulheres de São Carlos.

A mulher na sociedade atual vem ocupando espaços que, anteriormente, eram ocupados em grande parcela pela figura masculina. Diante desse contexto, o empreendedorismo feminino é um dos que mais crescem, reduzindo a desigualdade existente, mesmo diante as desvantagens e sequelas históricas. Este fenômeno com a presença feminina ganhou diferentes perspectivas e maneiras de gerenciamento. O artigo buscou identificar o perfil e características das mulheres empreendedoras na cidade de São Carlos (SP) e região. A metodologia de pesquisa deste levantamento é de origem aplicada, com abordagem quantitativa, classificada quanto aos fins como descritiva e exploratória, e quanto aos meios a partir de levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e telematizada. A coleta de dados se deu por meio de amostra não probabilística acidental, com a aplicação do questionário estrutura disponibilizado em meio físico e virtual, estruturado e composto por perguntas fechadas e de múltipla escolha. Em campo foram respondidos 51 questionários, a análise dos dados coletados evidenciou que as principais características das mulheres empreendedoras, foram a persistência, a independência, a confiança e a exigência de qualidade, eficácia e eficiência. Já as características que possuem menos domínio estão relacionadas ao estabelecimento de metas, ao planejamento e à busca por oportunidade, ou seja, relacionadas à gestão.

Para ler o artigo na integra, clique aqui.

 

0
0
0
s2smodern
registrado em:
Fim do conteúdo da página