Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Técnico em Informática para Internet participam de simpósio de Geografia em Crato-CE
Início do conteúdo da página

Alunos do Técnico em Informática para Internet participam de simpósio de Geografia em Crato-CE

Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2018, 21h15 | Última atualização em Terça, 12 de Junho de 2018, 15h22

No período de 27 a 30 de maio, os alunos Augusto Luchesi Matos e Lucas Celestino de Oliveira participaram do XII Simpósio Nacional de Geomorfologia – SINAGEO, realizado em Crato – Ceará.

No período de 27 a 30 de maio, os alunos Augusto Luchesi Matos e Lucas Celestino de Oliveira participaram do XII Simpósio Nacional de Geomorfologia – SINAGEO, realizado em Crato – Ceará.

 

Com o tema “PAISAGEM E GEODIVERSIDADE: A VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO GEOMORFOLÓGICO BRASILEIRO”, o evento reuniu pesquisadores, docentes e discentes do ensino superior, que realizaram discussões para compreender os relevos e seus processos, tanto sob o ponto de vista teórico como aplicado. A sua realização na região do Cariri cearense se notabiliza por essa conter paisagens complexas, ricas e singulares.

 

De acordo com o orientador dos alunos, Prof. Dr. Leandro de Godoi Pinton, a participação no SINAGEO ganha maior significado por demonstrar a viabilidade de inserção de discentes do ensino médio em eventos acadêmicos de maior nível escalar.

 

“Ao demonstrar maturidade, seriedade e humildade em suas apresentações de trabalho, os alunos foram elogiados e estimulados por professores de renome da geografia brasileira a trilharem um caminho na vida acadêmica, independentemente de suas escolhas de curso”, diz o orientador dos alunos. Ele ainda complementa: “além de estimular o seu engajamento em atividades de âmbito acadêmico-científico, a vivência na região do Cariri cearense contribui significativamente ao desenvolvimento cultural desses alunos”.

 

Na ocasião, os alunos apresentaram os seguintes trabalhos:

 

PINTON, L. de G.; MATOS, A. L Aplicação da cartografia geomorfológica de detalhe no ensino médio: subsídios à compreensão da ordem taxonômica da classificação do relevo brasileiro.

 

PINTON, L. de G.; DE OLIVEIRA, L. C. Potencialidades de aplicação da cartografia geomorfológica de detalhe no ensino médio através da análise de cartas topográficas.

 

Os autores agradecem o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (PIBIFSP) pelo apoio ao desenvolvimento das pesquisas, e o Comitê de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Compesq) do câmpus, em especial, a figura do Prof. Carrer pelo apoio e concessão de auxílio à participação no evento.

 

Seguem abaixo alguns momentos dos alunos no XII SINAGEO:

 

Augusto Luchesi Matos em sua apresentação na modalidade pôster.

Augusto Luchesi Matos em sua apresentação na modalidade pôster.

Da esquerda para a direita, Prof. Leandro, Augusto e Lucas.

Da esquerda para a direita, Prof. Leandro, Augusto e Lucas.

 

Lucas em sua apresentação na modalidade oral.

 Da esquerda para a direita, Prof. Leandro, Lucas, Augusto, Profa. Dra. Isabel Cristina Moroz Caccia Gouveia (UNESP-Presidente Prudente) e José Mariano Caccia Gouveia (UNESP-Presidente Prudente).

 

Prof. Leandro, Augusto e Lucas em visita ao monumento em homenagem ao Padre Cícero Romão Batista – “Padim Ciço”, localizado no alto da Serra do Catolé ou, como é mais conhecida, Colina do Horto. No local, os alunos ainda tiveram a possibilidade de visitar o Museu Vivo de Padre Cícero.

 

Do alto da Colina do Horto, a visão panorâmica da cidade de Juazeiro do Norte.  

0
0
0
s2smodern
registrado em:
Fim do conteúdo da página